2011 Começa quente:
Brasil em 2011 foi sede da 39º Conferencia escoteira mundial e da 11º Fórum mundial de jovens lideres
Veja a seguir informações da UEB a respeito desse grande evento que acontece no Brasil
BLUMENAU RECEBE JOVENS ESCOTEIROS DE VÁRIOS PAÍSES
Blumenau recebe entre os dias 3 e 6 de janeiro 170 jovens de 75 países para o Fórum Mundial de Jovens Escoteiros. O evento acontece no Vienna Park Hotel, cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina. Desde que o Fórum foi criado, há 11 edições, esta é a primeira vez que ele ocorre na América Latina.
Durante o evento o brasileiro Felipe de Paulo, 22 anos, membro do Grupo Escoteiro 41/RJ, foi eleito com o maior número de votos para o Conselho Juvenil do Comitê Escoteiro Mundial. O conselho tem mandato de três anos e tem atribuições como levar as recomendações do Fórum de Jovens Líderes para o Comitê Mundial; planejar o próximo Fórum que acontecerá na Itália ou Eslovênia; e participar nos subcomitês do Comitê Mundial.
Além do Felipe de Paulo (Brasil) foram eleitos para o Conselho Juvenil do Comitê Escoteiro Mundial os escoteiros: Vemund Ovesen (Noruega) , Muath Zmaili (Jordania), Doina Postica (República da Moldóvia), Sarah Rita Kattan (Líbano), Esben Holager (Dinamarca).
Muita música, alegria, sorrisos, danças, fotos e muita emoção marcaram a abertura oficial do 11º Fórum Mundial de Jovens Escoteiros, pela primeira vez em um país da América Latina, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau SC, ontem ( segunda-feira dia 3). Os 190 jovens de 70 países foram recepcionados ao som do samba brasileiro do grupo "Kem de nós" e tiveram a oportunidade de aprender a sambar enquanto alguns se divertiam com uma bola de futebol e tentaram alguns toques. Os mestres de cerimônia Felipe Marqueis e Thaís Carvalho comandaram a festa enquanto o grupo de chorinho, “Alegria do Choro”, apresentava os clássicos da música brasileira.
O presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Rubem Tadeu Perlingeiro falou da satisfação do Brasil em sediar um evento desse porte. Lembrou o tema do Fórum: “Conduza com o remo a sua canoa”, orientando os jovens conduzirem a própria vida e trabalhar ativamente para o próprio sucesso, e não se deixar levar passivamente pela vida. “Podem surgir algumas rochas aparentemente escuras, mas Baden Powel nos pede para não esquecer que o ponto luminoso que queremos atingir se acha além delas; portanto, se as contornarmos, veremos que também possuem um lado mais claro. Somente descobriremos este lado iluminado não nos deixando arrastar para as dificuldades e navegando prudentemente para além delas”.
Já a presidente do Fórum Milena Pecarski, falou da expectativa do evento. “Durante este Fórum, nós aprenderemos como remarmos nossa própria canoa através do rio da vida”.
CULTURA INTERAMERICANA
Brigadeiro e paçoca representaram o Brasil, mas El Salvador também trouxe seus doces. O mate dos argentinos circulou entre os jovens, enquanto colares, chapéus e outros adereços vindos do México despertaram curiosidade dos participantes. Os jovensdo fórum tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura dos países da região interamericana durante o primeiro café temático, no dia 3. Também teve muita música e os participantes puderam dançar desde o samba brasileiro até o tango argentino, numa confraternização geral entre as nacionalidades mundiais.
Durante o fórum, os coffee breaks internacionais apresentarão a cultura de cinco regiões do planeta. Hoje pela manhã ( dia 4) participantes da Ásia-Pacífico, às 16h30min Eurásia; amanhã (5) às 11 horas, Européia; às 16h30min, Árabe; dia 6 às 11 horas, África.
FÓRUM MUNDIAL TRANSMITIDO ON-LINE PARA O MUNDO
O 11º Fórum Mundial de Jovens Escoteiros (11th World Scouts Youth Fórum), no Viena Park Hotel, em Blumenau-SC, está sendo transmitido ao vivo através da internet, na forma de web streaming, ou seja, transmissão on-line de áudio e vídeo em tempo real. O sistema foi desenvolvido em software livre sendo parte por uma empresa brasileira. Além disso, conta com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que cederam seus servidores para hospedar a transmissão.O mesmo formato também será utilizado na próxima semana, no período 10 a 14 durante a 39ª Conferência Mundial Escoteira (39th World Scout Conference), em Curitiba-PR, possibilitando, pela primeira vez, nos 103 anos de escotismo no mundo, que escoteiros de todos os países acompanhem ao mesmo instante, toda a programação.
Os internautas podem acompanhar as plenárias no site da organização mundial do movimento escoteirowww.scout.org.
O FÓRUM
Do Fórum serão votadas as recomendações para a Conferência Mundial que será realizada em Curitiba, na próxima semana.
O Fórum tem o patrocínio dos Correios, Itaipu Binacional, Prefeitura de Curitiba e apoio: Embratur, Infraero, Prefeitura de Blumenau, Estação Business School, Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Convention Bureau Curitiba e Blumenau, Computadores Positivo, Clube Santa Mônica de Curitiba, Federação das Indústrias do estado do Paraná, Tim, Funturismo de Santa Catarina.
NOTA IMPORTANTE
A Conferência Mundial é um evento da Organização Mundial do Movimento Escoteiro, cabendo a UEB apenas oferecer a estrutura local e a logística que possibilite sua realização. As atividades são destinadas aos delegados inscritos dos países membros da Organização Mundial, e não existe condições de visitas ou presença de observadores não inscritos.Por esta razão pedimos a compreensão de todos, pois o mesmo acontece com as cerimônias, inclusive a Cerimônia de Abertura da Conferência, que não será aberta ao público em geral ou mesmo ao público escoteiro. Até mesmo em razão da limitação de espaço e da prioridade em acolher os participantes inscritos (e com crachá), somente terão acesso os convidados, com nome em lista de controle e mediante apresentação do convite.
A Diretoria Nacional da União dos Escoteiros do Brasil, juntamente com o Comitê Organizador da Conferência, farão um esforço muito especial para manter todos os interessados informados, atualizando permanentemente espaço destinado à Conferência Mundial no site da UEB.
INFORMAÇÃO PARA IMPRENSA
A abertura oficial do Fórum Mundial de Jovens aconteceu nesta segunda-feira, dia 3 de janeiro, no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, às 20h30min, com apresentações culturais e pronunciamento de alguns dirigentes da Organização Mundial do Escotismo. O evento, que reúne jovens adultos na faixa etária de 18 a 26 anos, está sendo realizado pela primeira vez na América Latina e conta com 190 participantes, provenientes de 70 países.As atividades com debates, workshops e apresentação de projetos desenvolvidos em diferentes países prosseguem até o dia 6, no Viena Park Hotel, em uma oportunidade única para que os jovens tenham possibilidade de discutir valores, projetos de meio ambiente, desenvolvimento comunitário e questões que envolvem a construção de um mundo melhor..
O escotismo é um movimento de educação de jovens de alcance global, com mais de cem anos de efetiva atuação, e que no Brasil conta com mais de 70 mil membros ativos em todos os Estados brasileiros, coordenados pela União dos Escoteiros do Brasil, e que recebeu a incumbência de organizar localmente o 11 Fórum Mundial de Jovens, e acontece em Blumenau (SC) e a 39 Conferência Escoteira Mundial, que acontecerá em Curitiba (PR) de 10 a 14 deste mês. O Forum Mundial de Jovens tem patrocínio dos Correios e o apoio da Prefeitura de Blumenau, Hering, Fundo de Turismo de Santa Catarina.
Mais Informações em Breve:
By: Daniel Guarnieri Veloso
SAPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário